Prémio José da Ponte entregue ao Grupo D.A.M.A

O Prémio José da Ponte, criado para distinguir novos autores musicais que se tenham afirmado recentemente, foi atribuído na sua primeira edição no dia 18 de Junho de 2015, no Auditório Maestro Frederico de Freitas da Sociedade Portuguesa de Autores, de que o autor homenageado foi administrador até ao seu falecimento no início de 2015.

Nesta sessão intervieram o presidente da SPA, José Jorge Letria, o administrador e membro da Direcção Tozé Brito e Rita Ponte, filha de José da Ponte. O compositor foi evocado nos diversos aspectos da sua carreira como criador de grandes êxitos da música portuguesa como “Lusitana Paixão”, interpretada por Dulce Pontes, que representou Portugal no Festival da Eurovisão.

Este primeiro Prémio José da Ponte foi entregue ao grupo D.A.M.A, destacando a qualidade artística e autoral do seu trabalho recente que o público a crítica têm consagrado.

José da Ponte, um dos fundadores do grupo “Salada de Frutas”, era licenciado em História, foi presidente do Conselho Fiscal da SPA e administrador de vários pelouros até que a doença que o vitimou o impediu de permanecer no exercício de funções. Sempre foi reconhecido o elevado grau de dedicação do compositor às suas funções na gestão da SPA e o seu interesse pela descoberta de novos talentos musicais que enriquecessem a música portuguesa. Este novo prémio, patrocinado pelo Millenniumbcp, constitui uma homenagem anual da SPA a um criador e administrador que se bateu pela modernização da estrutura representativa dos criadores portugueses.

Lisboa, 19 de Junho de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt