UNAC já membro da CISAC inicia a nova fase de expansão e afirmação no continente africano

  • SPA APOIA E FORTALECE ESTE PROJECTO LUSÓFONO

A UNAC-SA (União Nacional de Artistas e Compositores, Sociedade de Autores) de Angola foi aprovada por unanimidade como membro da CISAC durante a assembleia geral realizada no passado dia 3 de Junho em Bruxelas com a presença de centenas de representantes de sociedades de autores de todo o mundo.

Criada em finais dos anos 90 do século passado, a UNAC, presidida por Manuel Calado, foi durante anos uma dinâmica estrutura associativa que congregou alguns milhares de artistas e autores de diversas disciplinas. Actualmente, esta nova sociedade de gestão colectiva congrega cerca de 7.500 autores dispersos por 12 cidades de Angola e tem um programa de acção criado com o apoio da SPA e que ainda este ano contará com a presença em Angola do director do Departamento Jurídico da SPA e do director da Documentação e Distribuição, já presentes naquele país o ano passado, com o apoio da OMPI.

A UNAC-SA vai ser a anfitriã da assembleia geral do Comité Africano da CISAC, que decorrerá em Luanda no início de Julho. O processo de transformação da UNAC em forte sociedade de gestão colectiva começou em 2014 com o intenso apoio da SPA, que também contribuíu largamente para a estruturação da candidatura à CISAC, agora confirmada e legitimada com a força da unanimidade do voto.

A UNAC-SA reúne as condições para se tornar, com o apoio técnico e organizativo da SPA, numa das mais fortes e interventivas sociedades de autores do continente africano. Refira-se o apoio que esta estrutura teve designadamente da ministra da Cultura e de outras importantes estruturas de decisão política em Angola. A relação da SPA com a UNAC-SA é um dos pilares centrais do processo de desenvolvimento do plano de cooperação lusófona desencadeado pela nossa cooperativa e que já envolve, numa fase adiantada, Timor Leste e outros países.

Sabe a SPA que o expressivo voto da assembleia geral da CISAC em Bruxelas foi recebido com natural entusiasmo em Angola e como a confirmação da justeza de uma decisão que teve a sua expressão original em Lisboa com a assinatura de um acordo de cooperação, entretanto posto em prática em vários domínios, com reconhecido e encorajador êxito. Pretende a SPA que este projecto de cooperação represente uma nova e importante área de crescimento e afirmação do direito de autor em vários países e continentes, tendo a língua portuguesa como instrumento básico de comunicação e trabalho. Este projecto tem vindo a ser analisado e aplaudido em várias estruturas da CISAC como um exemplo de crescimento e de progresso sustentável.

Lisboa, 8 de Junho de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt