Presidente da República preside à cerimónia do Dia do Autor em que a SPA distingue Manuel Alegre e entrega Medalhas de Honra

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o convite da Direcção e do Conselho de Administração da SPA para presidir à cerimónia comemorativa do Dia do Autor, que se realizou, no passado dia 20, na sala-galeria Carlos Paredes. O convite foi dirigido ao Presidente da República, que também é autor com numerosas obras publicadas e observador sempre atento da vida cultural portuguesa nas suas várias vertentes, com destaque para a editorial. A SPA fica muito honrada com a disponibilidade do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, apesar da sua sobrecarregada agenda, para valorizar este acto comemorativo com a sua presença e com a qualidade da sua intervenção.

O Prémio de Consagração de Carreira foi entregue a Manuel Alegre pelo Presidente da República. Distingue-se assim uma vida de luta política e cívica e de intensa criatividade como poeta e ficcionista, que se iniciou em 1965 quando publicou a colectânea “A Praça da Canção”, numa altura em que foi preso pela PIDE na prisão de Luanda.

Deputado durante décadas e duas vezes candidato à Presidência da República, Manuel Alegre é cooperador da SPA e uma das figuras mais activas da vida cultural e política portuguesa, integrando importantes júris literários e tendo vários livros distinguidos em Portugal e no estrangeiro.

Na cerimónia, foram entregues outros prémios, bem como as Medalhas de Honra e os Prémios Pró-Autor que distinguiram figuras e instituições que se têm destacado na defesa e promoção da Cultura e na valorização do trabalho dos criadores culturais.

Foram distinguidos com as Medalhas de Honra da SPA Luís Miguel Cintra, José Barata-Moura, Mário Vieira de Carvalho, Iva Delgado, Carlos Alberto Moniz, Brigada Victor Jara, José Viale Moutinho e Emanuel. Os Prémios Pró-Autor foram atribuídos ao Instituto de Apoio à Criança, à Fundação Àrpád Szenes– Vieira da Silva, a Luís Pinheiro de Almeida, ao “Mundo da Canção” e à Associação Abril.

Na ocasião foi lançado o livro “Direito de Autor – Que Futuro na Era Digital ?” e uma colectânea de peças de teatro de Carlos Tê, entre outros.

No final do acto comemorativo actuaram António Manuel Ribeiro e Miguel Ângelo.

Lisboa, 21 de Maio de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt