Presidente da SPA reeleito em Bruxelas para a direcção do GESAC até 2018

O presidente da SPA, José Jorge Letria, foi reeleito para um segundo mandato (até 2018) da Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, que continuará a ter com presidente Christophe Depreter, CEO da SABAM, a sociedade belga. A Direcção agora reeleita inclui, para além de José Jorge Letria, os dirigentes máximos das sociedades francesa (SACEM), britânica (PRS), alemã (GEMA), espanhola (SGAE), húngara (ARTIGUS), dinamarquesa (KODA) e austríaca (AKM). Foi considerado que esta equipa assegura o equilíbrio fundamental na complexa Europa actual. A lista foi aprovada por unanimidade pelas mais de 30 sociedades presentes.

A Direcção do GESAC continuará a analisar os grandes assuntos europeus que envolvem a cultura e o direito de autor, nomeadamente os que dizem respeito à relação com a Comissão Europeia, que esteve representada por Maria Martin-Prat na assembleia geral do passado dia 11, na sede da SABAM.

Na reunião da Direcção cessante realizada no dia 10 foram analisados assuntos urgentes e efectuada uma reunião de trabalho com Stan McCoy, presidente da Associação Europeia da Indústria do Cinema, que deixou claras as opiniões e exigências do seu sector em relação ao direito de autor e à circulação das obras dos seus autores em dezenas de países.

O presidente da SPA acumula estas funções directivas com a presidência do Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC, para que foi reeleito em Abril em Sófia. e com um lugar na Direcção do Writers and Directors Worldwide, responsabilidades nunca antes acumuladas por um português.

Entretanto, está confirmada a realização de assembleia geral da CISAC, no princípio de Junho de 2017 em Lisboa, bem como a reunião da sua Direcção na mesma altura.

Será a primeira vez que a reunião daquele órgão e a assembleia geral se realizam em Lisboa e fora das capitais de referência (Paris, Bruxelas, Londres e Washington).

José Jorge Letria apresentou em Bruxelas, na Direcção do GESAC, o livro “Direito de Autor: Que Futuro na Era Digital ?” e anunciou o início da pós-graduação sobre direito de autor e gestão colectiva no ISCSP – Universidade de Lisboa.

Nas reuniões de Bruxelas foi confirmada a realização do evento “Meet The Authors” naquela capital, em Março de 2017, com a representação de numerosos países e dos seus representantes parlamentares e outros.

Lisboa, 12 de Maio de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt