A sociedade de autores italiana SIAE, liderada por Gaetano Blandini, propôs a criação anual do Dia das Batas Brancas, homenagem merecida aos milhares de trabalhadores da saúde, muitos deles também infectados, que continuam a combater heroicamente a pandemia por toda a Itália, juntamente com Espanha e os Estados Unidos um dos países mais atingidos do mundo.
A proposta da SIAE vai no sentido de que no dia 20 de Fevereiro de cada ano os autores, os artistas e a população em geral homenageiem médicos, enfermeiros e outro pessoal de saúde. A proposta foi já enviada para o Presidente da República de Itália, para presidente da Comissão Europeia e para o italiano David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu.
A proposta já tem o apoio público de sete galardoados com Prémios da Academia de Hollywood e, entre muitos outros, de Andrea Bocelli e de Giorgio Armani.
O GESAC (Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores) em Bruxelas, através do seu presidente, José Jorge Letria, já manifestou total apoio à iniciativa, considerando que se trata de uma iniciativa solidária que deveria ser adoptada também noutros países afectados pela pandemia, caso de Portugal, porque reforça os laços de solidariedade e comunicação entre os criadores culturais e os trabalhadores da saúde nas suas diversas áreas de intervenção.
Lisboa, 6 de Maio de 2020