O presidente da SPA, José Jorge Letria, e a directora-geral da cooperativa, Paula Cunha, entregaram no passado dia 9 de Junho, à vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto um “dossier” relacionado com a candidatura da SPA à criação do Museu do Autor num espaço municipal a definir e em moldes a determinar.
A documentação inclui ampla informação sobre as obras pictóricas e outras, as partituras e textos literários e também outros materiais e peças que podem vir a figurar nesse espaço museológico em moldes a determinar. Recorde-de que a cooperativa dos autores portugueses é depositária de vasto e representativo material que ilustra o trabalho criativo de várias gerações de autores.
A SPA vai assumir o encargo da realização de um estudo de viabilização do projecto museológico, a partir do qual será possível entrar-se numa fase de concretização compatível com os interesses do município e dos autores portugueses.
O Museu do Autor Português, único do género em termos internacionais, destina-se ao público em geral e deverá servir Lisboa e os criadoras de forma criativa e inovadora. A vereadora Catarina Vaz Pinto reafirmou o interesse da autarquia no projecto que pode vir a envolver apoio mecenático.
Lisboa, 10 de Junho de 2016