SPA lamenta morte de Fernando Brant, grande autor e Presidente da União Brasileira de Compositores – UBC

A Sociedade Portuguesa de Autores manifesta o seu mais sentido pesar pelo falecimento do grande autor Fernand Brant, de 68 anos, presidente da União Brasileira de Compositores (UBC) e um dos mais celebrados autores de canções de todo o Brasil, designadamente em parceria com Milton Nascimento, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas e Toninho Horta, entre muitos outros. Só com Milton Nascimento, parceiro de uma vida de criatividade, Fernando Brant, grande amigo de Portugal, dos autores portugueses e da SPA, compôs mais de 200 canções, algumas delas verdadeiros clássicos da musica popular brasileira como “Travessia”, “Maria, Maria”, “Promessas do Sol”, “O Vendedor de Sonhos”, “Encontros e Despedidas”, entre dezenas de outros temas. Com “Travessia”, Fernando Brant e Milton Nascimento ganharam o segundo lugar no II Festival Internacional da canção do Rio de janeiro. De então para cá compôs mais de 300 canções com alguns dos mais destacados criadores e intérpretes brasileiros. Foi autor, com Tavinho Moura, do musical brasileiro “Fogueira do Divino”.

Fernando Brant já não pôde estar presente na Assembleia Geral da CISAC em Bruxelas, no passado dia 4 de Junho, devido ao agravamento da sua situação de saúde provocado por complicações após um transplante de fígado. Muitas centenas de pessoas despediram-se de Fernando Brant, em Belo Horizonte, cantando o tema “Travessia”, com Milton Nascimento, que compareceu no acto de despedida ao seu grande amigo e parceiro.

Fernando Brant esteve sempre presente nos grandes actos colectivos internacionais das sociedade de autores em vários continentes. Assumindo-se como escritor, publicou em livro as suas melhores crónicas editadas em páginas de jornais. Era poeta, cronista, um homem de grandes afectos e boas memórias que nunca deixava de manifestar a sua solidariedade aos amigos e companheiros do mundo cultural e artístico quando achava que o seu apoio e a sua presença podiam ser úteis.

A sua ausência na assembleia geral da CISAC em Bruxelas originou um justificado receio em muitas dezenas de dirigentes brasileiros e de outros países que conheciam a fragilidade do seu estado de saúde.

Nascido em Caldas a 9 de Outubro de 1946 e agora falecido em Belo Horizonte, Fernando Brant que muitas vezes esteve em Portugal, na SPA e em importantes eventos internacionais defendendo as posições mais justas e oportunas em relação aos autores e aos seus direitos, deixa, com esta partida inesperada, um grande e doloroso vazio, no movimento internacional das sociedades de autores e no coração dos seus amigos.
A SPA perde um amigo de muitos anos.

Lisboa, 16 de Junho de 2015

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt