SPA presente em Bruxelas no primeiro “Meet the Authors” já com futuro garantido

A Sociedade Portuguesa de Autores esteve representada pelo presidente da Direcção e do Conselho de Administração, José Jorge Letria, e pelo administrador Tozé Brito na primeira edição do encontro “Meet The Authors”, que decorreu em Bruxelas, no passado dia 24, no auditório da representação do Estado da Baviera junto da União Europeia. Participaram mais de 250 pessoas, cerca de 50 das quais eram eurodeputados e membros da Comissão Europeia, para além de especialistas reconhecidos de diversas áreas.

Esta foi uma iniciativa do GESAC (Grupo Europeu das Sociedades de Autores) que, assim, estabeleceu uma ponte efectiva entre autores e dirigentes de sociedades com destacados políticos europeus e também do âmbito nacional. O GESAC teve em conta facto de se estar a iniciar um novo ciclo de vida do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia no qual é importante fazer ouvir e respeitar a voz dos autores e das estruturas que os representam. A SPA é membro da Direcção do GESAC.

A intervenção de abertura dos três painéis em que participaram numerosos autores, líderes de sociedades de autores, eurodeputados e outros políticos esteve a cargo do ex-comissário europeu e actual vice-Presidente do Parlamento Europeu Olli Rehn, que se referiu às potencialidades da economia criativa e ao papel fundamental que nela desempenham os autores. Seguiu-se uma intervenção do Prof. Paolo Marzano, representante do governo Italiano, que afirmou: “O copyright é uma garantia fundamental para os autores e para todos os seres humanos”.

Durante cerca de quatro horas ouviram-se opiniões convergentes e contraditórias de numerosas pessoas que nos vários países e nas instâncias comunitárias reflectem sobre a criatividade, a cultura, o direito de autor e a relação entre todas estas realidades. Foi, desse ponto de vista, um encontro pioneiro que irá ter continuidade nos próximos anos antes do final do mês de Setembro.

Grandes figuras da música, do audiovisual e das artes visuais, entre outras, falaram das suas expectativas, dos resultados, dos receios e dos seus combates, numa Europa que escolhe neste momento novas estratégias políticas para o futuro.

encontro “Meet The Authors” do dia 24 terminou com uma diversificada animação musical que atraiu todos os participantes. José Jorge Letria e Tozé Brito gravaram para o registo audiovisual do encontro dois depoimentos sobre o direito de autor nas suas vidas, em Portugal e na Europa.

No dia 25, José Jorge Letria participou na reunião da Direcção do GESAC, em que foi feito o balanço positivo deste primeiro “Meet The Authors” e assegurado o seu futuro. Também foram analisados outros documentos e estratégias do GESAC. No mesmo dia, Tozé Brito representou a SPA numa reunião de dirigentes das sociedades de autores com pubisher de toda a Europa.

No encontro “Meet The Authors” não participou nenhum eurodeputado português.

Lisboa, 26 de Setembro de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt