SPA reeleita por unanimidade em Amesterdão para o comité executivo do CIADLV que passou a chamar-se “Writers & Directors Worldwide”

A SPA foi reeleita por unanimidade para o Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos, Literários e Audiovisuais que teve a sua assembleia geral anual em Amesterdão, nos dias 3 e 4 de Outubro. A SPA, na pessoa do seu presidente, que integra aquele organismo de direcção desde 2005, passa a ser uma das nove sociedades que dirigem o CIADLV (SGAE, de Espanha, SIAE, de Itália, ZAIKS, da Polónia, Artijus, da Hungria, SACD, de França, DAC, da Argentina, LIRA, da Holanda e Directores UK, do Reino Unido). Para a presidência do Comité Executivo foi reeleito o realizador e guionista francês Yves Nilly, da SACD, por proposta de José Jorge Letria, que fundamentou os motivos da escolha. O nome de Yves Nilly foi aceite por unanimidade.

Em Amesterdão, o CIADLV passou a ser designado, por decisão unânime, Writers & Directors Worldwide. Participaram na assembleia geral cerca de seis dezenas de dirigentes de dezenas de sociedades da Europa, América Latina e África.

Durante os trabalhos foram discutidos temas como as leis da Cópia Privada, o papel cultural das sociedades de autores, novas formas de licenciamento, as relações das sociedades com os poderes políticos, a situação dos autores dramáticos e dos escritores e as relações com a CISAC, representada na assembleia geral pelo seu director-geral, Olivier Hinnewinkel, que fez o discurso inaugural.

O presidente da SPA apresentou uma comunicação sobre a importância da oferta cultural proveniente das sociedades de autores enquanto de factor de promoção e de valorização do trabalho dos autores, informou sobre o projecto Fórum Cultura Viva e moderou um participado debate sobre o tema da vida cultural das estruturas da gestão colectiva.

A primeira reunião do novo Comité Executivo do Writers & Directors Worldwide deverá decorrer em Lisboa, no princípio de 2014, por decisão dos seus nove membros.

Na assembleia geral foi aprovada por unanimidade uma moção de solidariedade com as sociedades brasileiras que estão a ser afectadas por legislação considerada muito lesiva dos interesses dos autores daquele país e de quem os representa.

Lisboa, 7 de Outubro de 2013

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt