O Júri da 5ª Edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2, constituído por Maestro Osvaldo Ferreira (Presidente do Júri), Prof. Eurico Carrapatoso e pelo Prof. Pedro Amaral, decidiu por unanimidade atribuir o 1º prémio à obra “ |…| e tu, de mim voaste”, do compositor Pedro Lima Soares. Decidiu atribuir igualmente uma Menção Honrosa à obra “ESTENOPO”, da compositora Inês Badalo Lopez.
Lisboa, 25 de Julho de 2016
BIOGRAFIA DE PEDRO LIMA SOARES
Pedro Lima Soares nasceu na cidade de Braga no ano de 1994. Com 6 anos ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga onde estudou Clarinete, Piano e Percussão. Lá escreveu as suas primeiras peças como aluno de composição do Professor Paulo Bastos.
Em 2012 continua a sua formação enquanto compositor na Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação dos Professores João Madureira e Luís Tinoco. Em 2015 foi premiado no Concurso Nacional da Banda Sinfónica Portuguesa com a obra “Sopro do Côncavo” (2015) que foi estreada sob a direcção do maestro Pedro Neves na Sala Suggia da Casa da Música, no Porto. Nesse mesmo ano a sua obra “Once Again – Eternal Goodbyes” (2015) – encomenda JOP-OCP – para orquestra sinfónica, foi estreada na Berlin Konzerthaus sob a direcção do maestro Pedro Carneiro. A mesma obra teve a sua estreia em território nacional no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, no festival do Prémio Jovens Músicos, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes.
No ano de 2016 estreou no Theatro Circo de Braga o musical “Theatro – Um Ensaio Geral” (2015-16) resultante de uma co-produção com outros dois jovens compositores bracarenses – Francisco Fontes e José Diogo Martins – com libreto de Júlia Durand.
Actualmente está a frequentar o Mestrado em Musica na área de Composição na Escola Superior de Música deLisboa, sob orientação do Professor Luís Tinoco.