Vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia 2012

Afonso Cruz entre os vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia 2012

Foram anunciados no passado dia 9 de Outubro, na Feira do Livro de Frankfurt, os vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia 2012. Para além do escritor português Afonso Cruz, associado da SPA desde 1994, integram o grupo dos vencedores Anna Kim (Áustria), Lada Žigo (Croácia), Laurence Plazenet (França), Viktor Horváth (Hungria), Kevin Barry (Irlanda), Emanuele Trevi (Itália), Giedra Radvilavičiūtė (Lituania), Gunstein Bakke (Noruega), Piotr Paziński (Polónia), Jana Beňová (Eslováquia) e Sara Mannheimer (Suécia). Afonso Cruz foi distinguido pelo romance “ A Boneca de Kokoshka” (ed. Quetzal).

Cada vencedor receberá um prémio pecuniário de 5000 euros. Mas, mais importante do que esse prémio, cada vencedor terá acesso ao financiamento do Programa Cultural da União Europeia para a tradução da sua obra noutras línguas.

O Prémio de Literatura da União Europeia é organizado pela Comissão Europeia em conjunto com a European Booksellers’ Federation, European Writers’ Council (organização de que a SPA é membro) e a Federation of European Publishers. O concurso envolveu autores de 37 países associados ao Programa Cultural da União Europeia: os 27 Estados Membros da União Europeia, assim como a Croácia, o Liechtenstein, a Noruega, a Turquia, a Islândia, a antiga República Jugoslava da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e a Albânia. Todos os anos, júris nacionais de um terço destes países nomeiam os autores vencedores, para que todos os países do Programa Cultural estejam representados ao longo de um período de três anos. Os países contemplados este ano foram: Áustria, Croácia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia e a Suécia.     

O júri Português responsável pela nomeação de Afonso Cruz foi constituído pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, pelo editor João Rodrigues e pela livreira Ana Neves (ambos representando a APEL – Associação Portuguesa de Escritores e Livreiros).

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 22 de Novembro em Bruxelas, e contará com a presença da Comissária Vassiliou e representantes do mundo da literatura, cultura e política. 

Lisboa, 11 de Outubro de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt