CIADLV define em Paris novos rumos para o futuro

Realizou-se no passado dia 9 em Paris a reunião do Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos e Audiovisuais em que participou o presidente da SPA, José Jorge Letria, membro eleito daquela estrutura executiva.

Na reunião foi analisada a situação internacional do direito de autor, feito o balanço da Cimeira Mundial de Autores, que decorreu em Washington, no princípio de Junho e preparada a assembleia geral do CIADLV, marcada para Amesterdão, em Outubro próximo.

Este conselho internacional de autores, que já teve uma assembleia geral em Lisboa com a SPA como anfitriã, vai ser profundamente remodelado, estando inclusivamente prevista a mudança da sua designação, bem como a integração no seu Comité Executivo de representantes de sociedades de outros continentes.

O presidente da SPA, que defendeu essa posição, interveio acerca das mudanças que se encontram em curso na Europa e no mundo em relação ao direito de autor. Aproveitou também para informar que a AGECOP interpôs em Bruxelas uma queixa contra o Estado Português devido ao facto de ter ficado paralisado o processo conducente à entrada em vigor de uma nova Lei da Cópia Privada, compromisso político incumprido do actual governo.

Na assembleia geral de Amesterdão, o presidente da SPA fará uma intervenção sobre o relacionamento do poder político com as sociedades de autores.

Na reunião do passado dia 9 em Paris, esteve presente Olivier Hinnewinkle, director-geral da CISAC, com quem o presidente da SPA conversou sobre vários assuntos de actualidade.

Ainda durante a reunião foi discutido o papel a desempenhar pelo Comité para a Política Estratégica Global, a ser instalado pela estrutura directiva da CISAC. Ao presidente da SPA foram atribuídas tarefas relacionadas com uma desejável presença mais forte e regular dos países africanos lusófonos e do Brasil na vida do CIADLV.

Lisboa, 15 de Julho de 2013

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt