O estudo “O Perfil do Autor em Portugal”, coordenado pelo Prof. Paulo Castro Seixas, foi apresentado aos autores e ao público no passado dia 23 na SPA numa sessão que contou com a intervenção do presidente do Instituto Português de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Prof. Manuel Meirinho, e de José Jorge Letria, presidente de SPA. Usou também da palavra o Prof. Paulo Castro Seixas, que apresentou os aspectos fundamentais da investigação que coordenou, com base num “powerpoint” ilustrativo das suas reflexões e opiniões.
Este estudo, que irá ser em breve entregue à ministra da Cultura e a outras entidades e instituições importantes no domínio da cultura em Portugal põe em evidência aspectos essenciais da vida dos autores como grupo social. e da sua presença na sociedade portuguesa. Trata-se do primeiro estudo do género realizado em Portugal e de um trabalho sem paralelo mesmo no âmbito de outras sociedades de gestão do direito de autor.
O estudo aponta para a necessidade de se avançar para a profissionalização em Portugal e da consolidação dos parâmetros em que assenta a cultura de autor no nosso país. A investigação do ISCSP confirma que, no universo autoral da SPA, os homens são seis vezes mais que as mulheres, que 63,5 % dos beneficiários têm nível académico superior e que 46,1 % dos cooperadores se encontram na mesma situação. Ficou igualmente demonstrada a importância da música na vida da cooperativa, a existência de laços familiares que ligam pais a filhos neste sector e do Porto e de Lisboa como grandes centros urbanos onde os autores têm mais probabilidades de realizar o seu trabalho e de fazerem carreira. O estudo evidencia ainda a importância crescente do digital na vida dos autores portugueses de várias disciplinas.
Como disse José Jorge Letria, “a conclusão deste estudo representa um momento de grande maturidade na vida da SPA, porque fornece à cooperativa dos autores um instrumento de trabalho que permite conhecer melhor o universo autoral e o seu papel e influência na vida do país”. E acrescentou: “com este “Perfil do Autor” ficamos a saber muito melhor quem somos e o que podemos fazer para tornar melhor a vida e o trabalho dos autores em Portugal”.
Lisboa, 24 de Outubro de 2018