SPA celebra a vitória de Portugal no Europeu de 2016 pela importância que que nos dá nesta Europa dividida

Representando mais de 25 mil autores portugueses de todas as disciplinas, não pode a SPA, neste momento, deixar de partilhar a alegria e o entusiasmo de milhões de Portugueses pela conquista do Euro 2016 em Paris, no dia 10 de Julho, e de felicitar calorosamente o treinador e toda a equipa portuguesa por este acto que une e mobiliza os Portugueses nesta Europa dividida e pouco solidária sobre cujo futuro todos nos interrogamos. Também não podemos esquecer os importantes triunfos, no mesmo dia, de atletas portugueses nos Campeonato Europeu de Atletismo.

São os artistas, autores, atletas de alta competição e alguns cientistas quem mais contribui para promover e prestigiar internacionalmente o nome de Portugal. O triunfo da Selecção Nacional em Paris veio reforçar essa convicção.

A vitória alcançada sobre a Selecção Nacional Francesa veio unir profundamente os Portugueses, dentro e fora de Portugal, e reforçar a certeza de que seremos capazes de acentuar o peso da nossa presença e do nosso contributo político, cultural, social e desportivo para o fortalecimento, na diversidade, da vida europeia.

Recorde-se que a letra do Hino Nacional, tantas vezes ouvido e cantado nos estádios de França, foi escrita por Henrique Lopes de Mendonça, um dos fundadores da SPA no dia 22 de Maio de 1925.

A SPA tudo tem feito nos organismos internacionais de gestão do direito de autor cujas estruturas de direcção integra, com mandatos renovados, para prestigiar o nome de Portugal e para vincar a importância do contributo cultural do nosso país nesta Europa que, devendo contrariar as perigosas diferenças entre norte e sul e entre ricos e pobres, procura os rumos certos, os equilíbrios indispensáveis e as plataformas de entendimento e diálogo para, no pós-Brexit, apoiar a integrar os mais carenciados e garantir que os caminhos do futuro não voltarão a ser os da guerra, do confronto ideológico e da destruição da memória colectiva.

Por isso a SPA, sempre atenta e empenhada nas questões centrais da cidadania, sublinha a importância desta vitória para Portugal e para os Portugueses, realçando o valor do contributo de milhares de autores de todas as idades e disciplinas para o cumprimento desse objectivo essencial.

Lisboa, 11 de Julho de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt